Pular para o conteúdo principal

Por que os serviços são tão ruins? (Grandes executivos -- parte V)

Estou atrasada com o meu "diário" do curso Grandes Executivos, que está rolando há cinco semanas na Casa do Saber. Deveria ter colocado um post ontem falando sobre o encontro de segunda à noite, em que o protagonista foi o executivo Roberto Lima, presidente da Vivo. Sorry. A verdade é que a aula de segunda-feira não me empolgou como as anteriores. Falou-se muito no mercado de telecomunicações (diferenças entre clientes pré e pós-pago, a montanha de dinheiro que as empresas do setor precisam investir e a regulamentação da Anatel, por exemplo), mas nem tanto sobre os detalhes da carreira de Lima ou seu estilo de gestão. Para se ter idéia, o encerramento do encontro teve a exibição de um vídeo institucional da Vivo.

Apesar disso, acho que tem um aspecto abordado por Lima que é legal dividir com vocês. Uma grande dificuldade dele é lidar com a gigantesca base de clientes -- são 42 milhões em todo o Brasil. "Com uma base dessas não dá para imaginar que a empresa não terá problemas. Ela vai ter. O que vai fazer diferença é como ela lidará com eles", disse o executivo. Por isso, desde que chegou a Vivo, em 2005, ele tratou de tentar instalar uma espécie de senso de urgência em relação a esse assunto. Uma das medidas foi definir o que era importante para atrair e manter o cliente. Ele estabeleceu que a cobertura da rede, o sistema de faturamento e recarga, e o call center deveriam ser a prioridade. Pode parecer básico -- e é. Mas sem fazer primeiro o "feijão com o arroz", não dá para pensar em pirotecnias. Outra iniciativa foi "convidar" os executivos da operadora a atender telefonemas de clientes no call center para que eles sentissem na pele o tamanho da encrenca (hoje a Vivo recebe 40 milhões de chamadas por mês). Para Lima, foi graças a medidas como essas que a Vivo caiu do primeiro lugar no ranking de reclamações da Anatel para a sétima posição.

Essa discussão me fez pensar em por que a maioria das empresas tem tanta dificuldade em prestar um serviço de qualidade. É falta de investimento? É falta de treinamento? É falta de vontade?

Por que você acha que a maioria dos serviços são tão ruins?

P.S. Se quiser ler os posts sobre os encontros com os outros executivos -- Roger Agnelli (Vale), Fábio Barbosa (Santander), Antonio Maciel Neto (Suzano) e Nildemar Secches (Perdigão) -- clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adivinhas

O que são adivinhas, advinhações, o que é o que é, folclore, humor, cultura popular
Adivinhas: humor e desafioO que sãoAs adivinhas, também conhecidadas como advinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.Alguns exemplos de adivinhas:- O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro- O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo- Ele é magro pra chuchu, tem entes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo

- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta: o botão- O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua- O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta: o relógio- Qual é a piada do fotógr…

Frases de Amor e Frases Românticas

Frases de Amor e Frases Românticas, belas palavras de carinho, frases perfeitas para você se declarar ao seu amor. Agrade quem você ama com essas belas frases de amor, de amizade, de carinho…



“Ainda que nas noites frias e solitárias, sinto o vento me acariciar, mas ao mesmo tempo me lembro de você ao meu lado a me amar…”
Roberto Klaro



“Um dia ousei sonhar um amor, e nos seus braços senti paz, na imensidão do seu prazer me realizei, e então acordei desse sonho fora da lei!”
Adriana Mallet



“A velocidade do amor é proporcional às concentrações de respeito, humildade, alegria, amizade, sinceridade e compromisso presente na vida de cada um de nós, multiplicada por uma constante essencial em nossos corações: a capacidade de amar.”
Edilene Gadelha



“Ao tocar seu coração pude sentir algo diferente acontecer,forte como um vendaval e lindo como um amanhecer.”
Alan Capato



“Se tudo o que existe no mundo possuísse uma fonte de energia, com certeza a minha seria você.”
Willians Levi

“O verdadeiro amor não traz…

Cronologia (1960 – 2008)

---------------------------------------------------------------------

1960

---------------------------------------------------------------------







13.fev.1960 - A França explode sua primeira bomba atômica.

14.fev.1960 – Um grupo de sobralenses funda o Rotary Clube de Sobral. Sua primeira diretoria estava assim constituída – Presidente: José Silvestre Saboia de Albuquerque (Zeca); Vice-presidente: José Mendes Mont’Alverne (Dr. Zé Alverne); Secretário: Armando Homem de Siqueira; Tesoureiro: Raul Vieira Lima; Diretor de Protocolo: Antonio Albuquerque Lopes; Diretores sem pasta: Edmundo Monte Coelho e José Walmir Frota.

05.mar.1960 - Após dois anos servindo o Exército, Elvis Presley retorna à vida civil.

02.abr.1960 - Em acordo assinado com a França, a ilha de Madagascar torna-se um Estado independente dentro da comunidade francesa.

03.abr.1960 - Uma coligação entre radicais e conservadores ganha as eleições gerais no Chile.

04.abr.1960 - É realizada a entrega do Oscar nos EUA. Foram agraciados …