Pular para o conteúdo principal

Sem patrocinador, Timão doa espaço publicitário

Corinthians ainda não anunciou patrocinador, mas empresas ganham espaço de graça durante a pré-temporada em Itu

O Corinthians ainda não anunciou seus patrocinadores. Enquanto isso, o clube cede seu espaço publicitário na mídia nacional e mundial para outras empresas. E pior: sem ganhar um tostão sequer!

Na cidade de Itu, local de treinos da equipe há cinco dias, a tradicional exposição do clube, superdimensionada com a presença de Ronaldo, é usufruída por Supermercado Ricoy, Pantera Alimentos, A Esportiva e também a Coca-Cola.

As quatro empresas expõem suas marcas em grandes outdoors nos dois campos do Spa Sport, onde Douglas, Felipe, Fenômeno & Cia. treinam diariamente. Enquanto eles aprimoram a forma física, essas marcas são divulgadas em sites, jornais e televisões de todo país e até no exterior. Porém, sem proporcionar nenhum dinheiro ao clube. A Coca-Cola, em contrato firmado com o Timão no fim de 2008, tem exclusividade de produtos no Parque São Jorge.

– Realmente, está sendo bom para nós. Vejo a Pantera em diversos veículos de imprensa. Mas sempre estivemos ali. Sou primo do Carlos e nos ajudamos desde o início, não importa se Corinthians ou qualquer outro clube desconhecido passa por lá – explica Kioshi, um dos diretores da Pantera Alimentos, que tem no felino o símbolo da empresa.

E olha que nenhuma desembolsa um único real. A exposição é feita por meio de permuta. Ou seja, o resort recebe determinado produto e, por sua vez, expõe a marca da empresa. O proprietário, José Carlos Kioshi, explica esse contrato bilateral, que existe desde a construção.

– São pessoas conhecidas, que nos ajudam desde o início. Um me dá alimento, outro material esportivo, outro refrigerante. O mesmo que vem sendo distribuído para vocês, jornalistas, é assim... – afirma Kioshi, demonstrando receio com a repercussão que o tema pode causar perante a diretoria do Corinthians.

O clube, por sua vez, explica que não é possível fazer nada contra essa “doação” de mídia publicitária.

– Aquele espaço não é nosso. Não temos como mandar o pessoal do Spa tirar as placas – disse o gerente de marketing, Caio Campos.

Não é a primeira vez que o Corinthians fica hospedado em Itu. Em 2008, Mano Menezes trouxe a equipe em três oportunidades. Desta vez, porém, a repercussão é maior com a presença de Ronaldo.

Comentários