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[Ovnis] Verdade ou Mentira


Local: Viborg, Jutland, Dinamarca
Data: 17 de novembro de 1974

O caso se deu em uma manhã de domingo, quando o senhor Laursen saiu para caminhar. Ele gostava de observar pássaros perto do lago, para o que havia levado sua câmera fotográfica colorida de 35 mm. Repentinamente viu um enorme objeto no ar, pegou sua câmera e logo conseguiu tirar uma foto.
A imagem capturada no filme Kodacolor iria constituir uma das mais curiosas evidências físicas de OVNIs.
Em 1979 o caso foi divulgado na revista UFO-Kontakt, onde uma análise declarava que o objeto era uma “típica” nave extraterrestre envolta em névoa. Diversas outras publicações pelo mundo ainda iriam afirmar que seria o flagrante de um disco voador se camuflando como uma insuspeita nuvem. Talvez porque existiriam “importantes bases da OTAN” na área.

Comentário: Em 1993, o artista Ned Kahn, que inclui entre suas criações interativas um mini-tornado de 3 metros de altura no World Financial Center em Nova Iorque, criou a obra “Anéis de Nuvem”, que você pode conferir ao lado. Pressionando um tambor, uma nuvem de fumaça de formato inusitado sai do orifício central. Uma rápida olhada na nuvem deve provocar um imediato dejá vù.

O anel de nuvem de Kahn é um vórtice toroidal estável, subindo lentamente pelo ar. Vórticeis toroidais são mais conhecidos como " anéis de fumaça" lançados no ar por fumantes (entre eles um certo mago chamado Gandalf).

Tanto em sua forma discóide superior como nas formas mais soltas abaixo, o vórtice de Kahn é uma reprodução exata do OVNI fotografado em Viborg naquela gelada manhã de 1974, salvo as devidas proporções. Resta apenas saber de onde veio o vórtice de fumaça dinamarquês.

Ole Henningsen, do grupo de investigação SUFOI (Scandinavian UFO Information), investigou o caso a fundo e, entrevistando a testemunha que tirou a fotografia, pôde determinar o local e a direção onde ela foi tomada. E descobriu que por pouco a fotografia do homem de negócios não capturou a usina de aquecimento de Houlkærvænget que está logo abaixo de onde o OVNI-nuvem foi fotografado. A liberação dessas nuvens de fumaça características não seria incomum quando as caldeiras do centro de aquecimento eram limpas. A intrigante fotografia de Viborg está plenamente explicada, e tem realmente pouco a ver com bases da OTAN ou naves alienígenas se camuflando como nuvens.

Este OVNI não virou fumaça no ar. Sempre foi.


Local: Palomar Gardens, Califórnia, EUA
Data: 13 de dezembro de 1952


Uma de uma série de quatro fotografias tomadas por George Adamski nas proximidades do Monte Palomar, com uma câmera Kodak Brownie acoplada a seu telescópio de seis polegadas. Mostra uma nave de escolta venusiana, em sua segunda visita ao contatado.
Sendo todos os planetas do sistema solar habitados por seres parecidos conosco, além dos venusianos ("Orthon"), Adamski também manteve contato com marcianos ("Firkon") e Saturnianos ("Ramu"). Ele viajou para a Lua, onde viu cidades no Lado Oculto, bem como a Vênus e outros planetas, incluindo uma palestra aos aliens em Saturno.
A
mensagem principal dos extraterrestres é a de paz e alerta com relação ao nosso uso de armas nucleares. "Boom!" teria dito Orthon, o venusiano.

Comentário: As fotos de Adamski são em verdade fotografias de pequenos modelos. Uma imagem telescópica a grande distância não deve exibir partes focadas e desfocadas de um mesmo objeto, mesmo que tivesse 10 metros de tamanho, como se alega que a nave venusiana teria. Ou o objeto apareceria completamente focado, ou completamente desfocado visto pelo telescópio, estando a quase 1 quilômetro de distância.

Como notou Arthur C. Clarke, que denunciou o caso já em 1954, aClarke, com a ajuda de técnicos da Scotland Yard, teria demonstrado que o objetodentroAdamski realmente usou um telescópio. discrepância no foco evidencia um modelo pequeno fotografado a pouca distância. E em pelo menos um caso, fotografado estaria do telescópio. Bem, ao menos

Mas o caso não termina aí. As imagens de Adamski, além de tudo, são retocadas e incluem um desenho.

Compare as duas imagens acima. São duas versões publicadas de uma mesma fotografia. Note como a parte superior da nave está borrada em uma, e como a parte inferior está estranhamente iluminada em outra. Não são distorções devidas a degradação em diferentes impressões e cópias: uma das imagens foi retocada, e provavelmente, ambas o foram. Não vemos tanto uma fotografia, e sim em parte um desenho.

Isso se torna gritante em uma outra imagem de Adamski:


A imagem à esquerda seria uma fotografia em que a parte inferior da nave de escolta se alterou -- a cobertura das esferas, os trens de pouso, desapareceu. À direita vemos uma comparação entre essa suposta fotografia, e um detalhe da imagem mais conhecida. Não só a imagem "alterada" é uma cópia: é também um desenho. Sem surpresa, Adamski negou-se a oferecer seus negativos originais para análise.

E, claro. Descobriu-se que a clássica nave de escolta venusiana de Adamski seria uma chocadeira, de estilo art deco. Conforme as palavras do ufólogo francês Henry Durrant, "era apenas a lanterna de um pavilhão de criadeiras artificiais, munido em sua parte superior de um bico de mamadeira, e na base com três bolas de pingue-pongue à guisa de aterrissadores!".

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