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A brincadeira que virou profissão

Desenvolvedores de games que fizeram da diversão a sua profissão poderão ser premiados pelo Ministério da Cultura.

Cada vez mais modernos, os jogos eletrônicos continuam chamando a atenção da garotada e também de muitos marmanjos. Avançados em sua tecnologia, história, som e efeitos, eles são um sucesso no mercado. Com isso, o que para muitos era considerado diversão, passou a ser profissão. Decidiram investir na criação de games e fizeram disso seu trabalho. E, no que depender do Ministério da Cultura, os profissionais viverão bons momentos em 2009. Isso porque o departamento lançou um programa de fomento ao setor, que contará com uma ajuda de R$1 milhão.

Ainda não há uma data marcada para a abertura do edital,entretanto, a certeza que se tem é que acontecerá até o fim deste ano. O valor liberado será dividido entre apoio à produção e inserção dos selecionados no mercado mundial de games .

E, no que depender do Ministério da Cultura, os profissionais viverão bons momentos em 2009.

De acordo com as primeiras informações sobre o programa, dez projetos serão contemplados com o recurso, mas apenas sete receberão o valor de R$ 70 mil. Depois de selecionados, eles deverão indicar uma empresa para se associar durante o processo de desenvolvimento.

Além do valor em dinheiro, os dez projetos escolhidos receberão apoio para entrar no mercado. Por meio do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) será realizado um evento nacional para lançamento dos games.

Representantes dos projetos escolhidos participarão, também, de pelo menos uma grande feira mundial na área de jogos eletrônicos.

“Despertar o interesse de grandes ecossistemas de games vai ser quesito obrigatório na escolha”, disse o coordenador de novas mídias da Secretaria de Audiovisual, Maurício Hirata.


Despertar o interesse de grandes ecossistemas de games vai ser quesito obrigatório na escolha.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) , até o final deste ano, a produção de games no Brasil deve movimentar 87,5 milhões de reais, um crescimento de 16,6% em relação ao faturamento de 76,5 milhões de reais verificado em 2007.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Jogos Eletrônicos, existem nove milhões de brasileiros que são jogadores profissionais e fazem dos games sua profissão. Ainda segundo a Abragames, o Brasil tem cerca de 40 empresas especializadas em games. A maioria nasceu em incubadoras criadas por apaixonados por jogos. São empreendedores que cresceram com videogame e decidiram tornar diversão em negócio.

Hoje, a produção de games para celular também está ganhando o mercado e os profissionais já correm para buscar se profissionalizar. No Instituto Infnet, a pós-graduação Master in Digital Design (MDD): Mídias Interativas possui quatro blocos de ensino e um deles trata do desenvolvimento de jogos para celulares, atividade que está em alta atualmente. Como em todos os blocos, o tema corresponde ao trabalho que os alunos devem realizar, considerando o que aprenderam em cada módulo que compõe determinado bloco.

O Instituto Superior de Educação de Brasília também criou uma pós-graduação em jogos digitais. Segundo a instituição, o profissional egresso do presente curso estará habilitado a construir games, desde a fase de criação da estória até a sua finalização e comercialização, nos mais variados gêneros, com potencial para trabalhar em empresas de desenvolvimento de jogos, bem como em agências especializadas em mídias digitais ou interativas.

* O Instituto Infnet é patrocinador do TI MASTER.

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